quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Parque Poliesportivo da Lagoa em Itapetinga - Conhecendo um pouco mais

Por, Aniel Costa Cruz “Ziggy”


Uma das coisas que fascinam em Itapetinga é esse Parque Poliesportivo da Lagoa, que além de sua beleza nos oferece várias opções de lazer, esporte e um restaurante com um Píer com cardápio apreciável, onde você pode também alimentar belos peixes, cágados e de vez em quando, se tiver sorte, pode avistar um Jacarezinho de longe.

É um cenário perfeito para você e sua família desfrutar em Itapetinga com custo “zero”.

Alem dessa contemplação visual o Parque oferece quadras de esporte, onde a garotada pratica futebol à vontade, proporcionando aos jovens uma opção saudável que distancia a juventude de desvios de condutas, contribuindo assim para uma sociedade melhor.

Além das quadras o Parque oferece três pistas para atletismo, com opções variadas, para correr ou andar, com elementos naturais fascinantes nos percursos.

A pista 1, a externa, cada volta percorrida mede-se 1277m (um mil duzentos e setenta e metros), você pode arredondar para 1250m, a conta fica fácil, a cada 4 voltas percorre-se 5000m ou 5km.

A sensação dessa pista 1, é poder sentir a brisa suave, o vento no rosto amenizando o desgaste físico em decorrência da caminhada ou corrida exaustiva.
Outro detalhe são as árvores, os eucaliptos exalando seu aroma e frescor naturalíssimo, que inspira uma atmosfera saudável do campo.

Apenas esses elementos já nos impulsionam a ganhar as pistas.

Já a pista 2, conforme ilustra mapa, uma volta completa tem 892m (oitocentos e noventa e dois metros), podendo arredondar para 900m, logo 5 voltas você percorre 4500m ou 4,5 km.

Essa pista 2 tem um novo elemento interessante de perceber, que é a proximidade com a lagoa. Correndo nessa pista você sente a umidade relativa do ar carregada, é prazeroso respirar esse ar puro revigorante e refrescante. Só correndo lá pra entender o que estou descrevendo na essência da palavra.

A pista 3 é a menor de todas, porem mais larga, sendo assim ha duas medidas para essa pista: a externa e a interna. Correndo pela borda externa da pista, uma volta tem 340m (trezentos e quarenta metros); já correndo pela borda interna, uma volta percorre-se 296 m (duzentos e noventa e seis metros). Sendo assim, pode se arredondar a externa para 350m e a interna para 300m e facilitar os cálculos nas corridas.

Essa é minha contribuição para os atletas de plantão e para aqueles que haverão de aderir às pistas.

Minhas considerações:

Acredito que um dos enormes privilégios em ser Humano, no sentido da existência, é perceber a natureza e seus encantos.

Por incrível que pareça há pessoas que não conseguem gozar dessa dádiva, parece ter algo que as impedem de sentir, perceber e enxergar à beleza a riqueza em coisas eminentemente tão simples.

Talvez seja esse tal cotidiano que nos empurra e conduz a caminhos que nem mesmo sabemos onde estamos indo; é uma necessidade de ter, de acumular capital, afinal vivemos num país capitalista e esse fato parece justificar nossas ações em busca desses bens.

Ocorre que essa busca não deveria ofuscar a nossa paz interior a paz de espírito, pois para percebermos as coisas grandiosas dessa vida é preciso estar em paz, só estando em paz para percebermos o valor das coisas simples.

Que possamos a cada dia redescobrir o valor das “pequenas coisas”.

Que o Parque Poliesportivo da Lagoa possa ser seu novo campo de observação, que os elementos naturais do Parque possam falar com você, aliás, ele  esta falando...

No mais aquele abraço.

5 comentários:

  1. Olá querido,muito bom seu texto, pois o mesmo reflete,de forma profunda as sensações e idéias que vem em nossas mentes ao passear por esta tão bela localidade. Outra coisa é que ele oferta aos esportistas itapetinguenses informações intrigantes e pouco conhecidas sobre a extensão da área que usa para desenvolver atividades de lazer e saúde, medindo desta maneira sua performance. Entretanto, creio que poderia ser efetivado, por parte da PMI , Universidade e outros, trabalhos direcionados a saúde, educação e meio ambiente, sensibilizando os esportistas confessos e os temporários da necessidade de manutenção de uma vida sempre com qualidade e feliz, saudável e para tanto, precisamos de um local preservado e bem adequado às necessidades do população de forma geral. Por enquanto é só.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cara Zó, interessante seu comentário. Sendo um dos freqüentadores do Parque, percebi essa carencia de informação das pistas, daí minha contribuição.
    Penso que o poder publico poderá contribuir muito mais para atrair mais pessoas para a prática de esportes e assim manterem suas formas físicas.
    Um dos gargalos das pistas são os pisos que não são adequados. Deveriam implantar, colocar cerâmicas e evitar as ondulações existentes que podem causar acidentes.
    Abraços e venha sempre aqui.

    ResponderExcluir
  4. Man, essa é a mais bela descrição que já ouvi sobre o Parque Poliesportivo da Lagoa; além de uma abordagem técnica bem precisa e informativa, também traz uma descrição poética na qual não há exageros... É simplesmente o que sentimos quando estamos ali! A Natureza é nossa inspiração, somos parte dela e portanto devemos saber apreciar cada pequeno detalhe dessa imensidão que Deus nos proporcionou. Parabéns pelo blog, continue postando mensagens assim, pois além de úteis, desperta a conscientização para a conservação do nosso meio ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns você Man por perceber essa tentativa nossa de descrever esses sentimentos. Obrigado pelo incentivo. Juntos sempre irmão.

      Excluir

A irmandade da Pedra

                                   Por, Aniel Costa Cruz Fim de semana chegou, a aventura começou Para alguns mais um domingo no Tik-Tok, Y...